Cientista da Universidade de Coimbra distinguido pela Academia de Ciências Russa

O professor Victor Lobo, Catedrático do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC), acaba de ser distinguido pela Academia de Ciências Russa com a Medalha Professor Nicolai M. Emanuel. «É uma honra receber tão importante distinção», comenta o cientista que, desde a década de 1980, colabora com aquela instituição científica. Uma cooperação que teve início, recorda o professor, «quando a então Academia de Ciências da União Soviética me contactou para resolver um problema de difusão de polímeros». 


Doutorado pela Universidade de Cambridge, Victor Lobo desenvolveu uma nova célula (aparelhagem) de difusão isotérmica, que lhe valeu uma medalha de ouro na "XV Exposição Internacional de Invenções e Novas Técnicas", realizada em Genebra, Suíça, em 1987. Um invento com aplicação prática, por exemplo, no desenvolvimento de novas baterias para automóveis elétricos, em estudos de corrosão e no tratamento de águas residuais. 

Com mais de 150 artigos científicos publicados em revistas internacionais de referência, o cientista da UC tem sido membro de diversas sociedades científicas e investigador / professor convidado em diversas universidades, entre as quais a Universidade de Canberra (Austrália), Universidade de East Anglia (Reino Unido) e Universidade de Göttingen (Alemanha). 

Dos vários livros publicados, destaca-se “Handbook of Electrolyte Solutions”, uma obra com cerca de 2.500 páginas, muito divulgada no mundo inteiro, publicada pela editora internacional Elsevier. O Catedrático da UC tem também sido voz ativa na defesa da melhoria do ensino em Portugal, nomeadamente junto de grupos de deputados na Assembleia da República e no Conselho Nacional da Educação, do qual foi membro.


Published/edited: 11/02/2015